Videos

Benefícios do quiabo para a saúde




Benefícios do quiabo para a saúde

Todos os tipos de quiabos que existem trazem benefícios para a saúde.

O quiabo é muito utilizado em diversas receitas tradicionais da culinária brasileira. Podemos citar o frango com quiabo e o caruru.

Propriedades nutritivas

O quiabo é rico em vitaminas A, B1, B2 e C. Fonte de sais minerais, proteínas e fibras.

A baba do quiabo é rica em fibras, em especial a pectina. Para diabéticos ou para quem quer emagrecer, ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, além de prolongar a sensação de saciedade.

Um estudo realizado pela UNICAMP indica que o quiabo traz benefícios especialmente para atenuar as complicações do diabetes.

O consumo regular do quiabo fortalece o sistema excretor e o fígado.

Regulariza os níveis de colesterol, baixando o LDC, que é o colesterol ruim, responsável por diversas doenças cardiovasculares.

Outros benefícios do quiabo

O quiabo auxilia no desenvolvimento cerebral do feto. As gestantes devem consumir a fruta pelo menos uma vez por semana.

A vitamina C e as fibras do quiabo são benéficas para a pele. Restaurador dos tecidos epiteliais.

O quiabo garante a reversão da psoríase, evita a pigmentação excessiva da pele e reduz espinhas.

A ingestão regular do quiabo pode controlar a menorragia, que é a menstruação excessiva, com duração de mais de sete dias ou perda de mais de 80 ml de sangue.

A fruta também é útil para o combate à disúria que é a ardência, o desconforto ou dor ao urinar e as doenças venéreas, como a sífilis e a gonorreia.

O quiabo auxilia os asmáticos. É uma boa fonte de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

A vitamina C, aliada ao cálcio, ferro, magnésio e manganês presentes no quiabo, combate o excesso de radicais livres e fortalece o sistema imunológico, reduzindo as inflamações e infecções.

As sementes do quiabo provém o triptofano, proteína que precede a serotonina (neurotransmissor associado ao bem-estar e ao prazer).

O quiabo é um excelente condicionador para os cabelos. Combate a caspa, o couro cabeludo seco ou irritado e dá brilho aos cabelos.

O quiabo é útil para tratar casos de isolação. Melhora a astemia, que é uma fraqueza corporal, alivia a prisão de ventre, reduz o inchaço abdominal e apresenta leves propriedades laxantes.

A fruta também é rica em probióticos que fortalecem a flora intestinal.

Via:

Source: Credit goes to respacted author.

Tags
Show More

Related Articles

7 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button
Close